Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR.

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por Apr » 14 dez 2015, 10:56

O que falta nas contas são as luvas... aumenta logo a contribuição de 1cent para 3 cents... :-)

Não consigo processar ainda a tabela, tem que ser mais logo com calma.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por VETL » 14 dez 2015, 10:59

Nesse caso, deixem-nos meter uma microprodução e paguem-nos o CO2 que evitamos.
Só a minha micro este ano já produziu quase 7.700Kwh...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por RNM » 14 dez 2015, 11:03

Apr Escreveu:O que falta nas contas são as luvas... aumenta logo a contribuição de 1cent para 3 cents... :-)

Não consigo processar ainda a tabela, tem que ser mais logo com calma.
Um PCR custa 20 k€ + 50% para instalação + 50% para luvas...? Tal como eu escrevi.

Quem tudo quer, tudo perde.
E se insistirem em 3 cents, vamos perder, segurissimamente!

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por RNM » 14 dez 2015, 11:13

Querem uns valores mais realistas, principalmente em relação a quantidades?
Apenas 0,5 cents de ISP.
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por mjr » 14 dez 2015, 11:59

RNM Escreveu:
mjr Escreveu:1l Diesel = 2640g CO2
1kW.h = 109g CO2 (Dados da EDP, para 2014, consumos particulares)

Fontes:

http://www.ecoscore.be/en/how-calculate ... onsumption
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0

Completamente insignificante na eletricidade, mesmo tendo em conta que 1l de Diesel dá para fazer 20km e 1kW.h dá para fazer 5km.
Não se deve fazer as contas com esses 109g, mas sim contando com toda a EDP, 235,1g/kWh
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0

Assim, um Leaf, (usando os valores acima) emite 4702 g/100km, o equivalente a 1,78 l/100km de diesel.

Não é insignificante, de maneira nenhuma.
Como particular não deverão ser as emissões associadas a particulares que contam para mim?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por FullElectric » 14 dez 2015, 12:01

RNM Escreveu:
mjr Escreveu:1l Diesel = 2640g CO2
1kW.h = 109g CO2 (Dados da EDP, para 2014, consumos particulares)

Fontes:

http://www.ecoscore.be/en/how-calculate ... onsumption
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0

Completamente insignificante na eletricidade, mesmo tendo em conta que 1l de Diesel dá para fazer 20km e 1kW.h dá para fazer 5km.
Não se deve fazer as contas com esses 109g, mas sim contando com toda a EDP, 235,1g/kWh
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0

Assim, um Leaf, (usando os valores acima) emite 4702 g/100km, o equivalente a 1,78 l/100km de diesel.

Não é insignificante, de maneira nenhuma.
Sim não é insignificante, só que aqui estás a cometer um erro grosseiro ao comparar as emissões well 2 wheel do VE com as emissões apenas produzidas pela combustão do hidrocarboneto no motor ICE
É importante comparar as emissões W2W nas 2 tecnologias.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por rnlcarlov » 14 dez 2015, 12:04

FullElectric Escreveu: Sim não é insignificante, só que aqui estás a cometer um erro grosseiro ao comparar as emissões well 2 wheel do VE com as emissões apenas produzidas pela combustão do hidrocarboneto no motor ICE
É importante comparar as emissões W2W nas 2 tecnologias.
Exatamente. Isso parece quase o argumento dos velhos de restelo quando falamos em carros elétricos e eles dizem "ah e tal, a energia e a produção de baterias também consomem combustíve", sem nunca olharem para onde vem o sumo fóssil deles.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por mjr » 14 dez 2015, 12:07

A EDP SU teve 122g/kW.h em 2014:

http://www.edpsu.pt/pt/origemdaenergia/ ... ergia.aspx

Acho que estes dados é que são os relevantes e não os totais da EDP. Ou seja, um hipotético imposto sobre o CO2 seria cobrado sobre as emissões de CO2 que vêm na fatura, que não são baseados nos 235g CO2/kW.h que o RNM indicou mas os 100-120 g CO2/kW.h que indiquei.

O WW dos fósseis é um pouco superior ao valor base indicado para o diesel, e deve ser obviamente considerado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por RNM » 14 dez 2015, 12:17

FullElectric Escreveu:
RNM Escreveu:
mjr Escreveu:1l Diesel = 2640g CO2
1kW.h = 109g CO2 (Dados da EDP, para 2014, consumos particulares)

Fontes:

http://www.ecoscore.be/en/how-calculate ... onsumption
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0

Completamente insignificante na eletricidade, mesmo tendo em conta que 1l de Diesel dá para fazer 20km e 1kW.h dá para fazer 5km.
Não se deve fazer as contas com esses 109g, mas sim contando com toda a EDP, 235,1g/kWh
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0

Assim, um Leaf, (usando os valores acima) emite 4702 g/100km, o equivalente a 1,78 l/100km de diesel.

Não é insignificante, de maneira nenhuma.
Sim não é insignificante, só que aqui estás a cometer um erro grosseiro ao comparar as emissões well 2 wheel do VE com as emissões apenas produzidas pela combustão do hidrocarboneto no motor ICE
É importante comparar as emissões W2W nas 2 tecnologias.
Acrescenta 10~15% aos CIs, para extração, refinamento e transporte. Estas operações são muito eficientes, visto que impactam directamente nos bolsos dos accionistas, fora 100+anos de experiência.
E acrescenta mais qq coisa para para extração, refinamento e transporte do carvão e gás natural. ;)

15% não é um erro grosseiro mas ok
Última edição por RNM em 14 dez 2015, 12:24, editado 1 vez no total.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por RNM » 14 dez 2015, 12:19

mjr Escreveu: Como particular não deverão ser as emissões associadas a particulares que contam para mim?
Se estiveres desligado da rede, podes fazer as contas como quiseres.
Estando ligado à rede, é igual para todos, os nossos contadores não têm filtro de electrões verdes...

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”