Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR.

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Essiemme
Proprietário Leaf
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por Essiemme » 06 dez 2015, 00:03

Por mim, é simples:

PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs
Espalhados pelo país adentro. (ponto final, parágrafo)

PCR = Posto de Carga Rápida (Chademo incluído, assim como os outros 2 standards).
sm
:P
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

FullElectric
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Mensagem por FullElectric » 06 dez 2015, 00:43

VETL Escreveu:
BECOOL Escreveu:Refiro-me a particulares e não a empresas. Na Noruega os particulares não pagam IVA na compra de carros eléctricos. Mas já o pagariam na mensalidade do aluguer caso existisse.
Não é possível na UE. Só é possível na Noruega porque não faz parte da UE.
A malta está entusiasmada com muita coisa agora, mas as regras que nos governam são as da UE.
Entretanto vão-se entretendo com abortos e outras coisas similares. Cá não dá para mais...
Para mais dá sempre e sem ir contra as regras da UE
Coisas tão simples como por exemplo isenção de portagens teriam um efeito psicológico bem superior à isenção do IVA e com custos estatais muito inferiores
Por exemplo no autoconsumo, a permissão de instalar o dobro dos painéis fotovoltaicos sem registo e duplicar o valor da injecção para quem tem VE

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 06 dez 2015, 01:09

FullElectric Escreveu:
VETL Escreveu:
BECOOL Escreveu:Refiro-me a particulares e não a empresas. Na Noruega os particulares não pagam IVA na compra de carros eléctricos. Mas já o pagariam na mensalidade do aluguer caso existisse.
Não é possível na UE. Só é possível na Noruega porque não faz parte da UE.
A malta está entusiasmada com muita coisa agora, mas as regras que nos governam são as da UE.
Entretanto vão-se entretendo com abortos e outras coisas similares. Cá não dá para mais...
Para mais dá sempre e sem ir contra as regras da UE
Coisas tão simples como por exemplo isenção de portagens teriam um efeito psicológico bem superior à isenção do IVA e com custos estatais muito inferiores
Por exemplo no autoconsumo, a permissão de instalar o dobro dos painéis fotovoltaicos sem registo e duplicar o valor da injecção para quem tem VE
Pois é certo.
Seria esse o caminho lógico.
O problema nesta questão em particular, é que se iria mexer com alguns bolsos intocáveis...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

FullElectric
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Mensagem por FullElectric » 06 dez 2015, 02:30

Claro tem esbarrado sempre por aí
mas esses interesses capitalistas estão sempre mais protegidos por governos de direita daí, na linha deste tópico lançado pelo Orlando é mesmo agora a altura certa de agir, pressionar e apresentar ideias
Força com isso

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 06 dez 2015, 03:08

Essiemme Escreveu:Por mim, é simples:

PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs PCRs
Espalhados pelo país adentro. (ponto final, parágrafo)

PCR = Posto de Carga Rápida (Chademo incluído, assim como os outros 2 standards).
sm
:P
Quanto mais não seja os tais 50 PCR's que me foram prometidos quando encomendei o meu Leaf por 37K euros, ou outros que os substituam, isto para já para não estar a pedir
uma indeminização pelos prejuízos provocados ao longo destes quase 5 anos, com alugueres eventuais de CI's (o que me chegou a acontecer), não falando dos prejuízos de stress
como a minha patroa não aceitar demorar 8 horas para fazer 220 Km, e preferir ir de Expresso, ou com algum amigo que utiliza Ci's, porque eu como reformado não preciso de
ter mais que um meio de transporte. :evil:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 06 dez 2015, 21:56

Fil Escreveu:Ah grande Orlando! Como é óbvio sabes que podes contar comigo para ajudar neste projecto e muitos mais. As medidas já referidas parecem-me as mais importantes.
Por acaso sou um pouco mais alto do que tu, mas vamos ao que interessa. :D
Em princípio vou precisar de alguém como tu, que trabalhe pro bono, e que já fez muito pela mobilidade eléctrica sem pedir nada à troca, trabalhando nos corredores da sombra, atualizando postos, enviando cartas, punindo os prevaricadores...enfim és o meu herói. Mas há muitos por aí e sei que todos apenas estão à espera de um pequeno incentivo para se revelarem, pois sabem que a união faz a força. Conto também mais tarde com esses, numa segunda fase.
Também já pedi a outra pessoa que não frequenta forums, nem sabe da nossa existência, mas tem moto elétrica, que é outra grande realidade, completamente esquecida e marginalizada.
No entanto, também vejo que todos estão a ser impecáveis nesta tentiva de projeto que sem sombra para dúvidas passou a ser coletivo de forma espontânea, e isto alegre-me porque corações puros são preciosos neste mundo, obrigado por estas sugestões, que espero não fiquem por aqui.
O ano de 2016 pode ser o "nosso" ano, não vamos desperdiça-lo e adiar tudo outra vez.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

joelfmachado
Proprietário Leaf
Registado: 05 jan 2012, 21:56
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 46,84 Ah

Mensagem por joelfmachado » 06 dez 2015, 22:38

Na minha opinião falta (ao nível de postos públicos):
- 1 PCR em cada área de serviço das auto-estradas, a pagar um valor justo (+- 0,20 kwh). Para mim não faz sentido postos lentos ou semi-rápidos nas bombas de gasolina.
- Todos os postos lentos convertidos em semi-rápidos e muito mais fiáveis.
- Postos semi-rápidos em pontos estratégicos para o turismo de cada região (praias, monumentos...)
- Postos semi-rápidos em todas juntas de freguesia.
Todos os postos devem ser pagos para que se possa exigir responsabilidades.

num condomínio perto da minha casa as luzes do campo de ténis são ativadas inserindo moedas de 1 euro, que dá 1 hora de luz... num futuro utópico (ou não) cada poste público de luz junto a um estacionamento é um potencial ponto de carga...

Brunus
Registado: 02 nov 2015, 17:19

Mensagem por Brunus » 06 dez 2015, 23:00

Fil Escreveu: Os híbridos deveriam pagar iuc conforme os litros de combustível que consumirem. O próprio veículo pode dar essa informação na altura do pagamento. Se nunca usa electricidade paga o máximo, se raramente usa combustíveis fósseis paga valores muito mais baixos.

Os valores de knox dos cl's têm de ser taxados e acabam por compensar os incentivos aos Ve's.
Pegando um pouco por aqui, creio que a forma mais democrática de cobrar impostos nos CIs é através do ISP (imposto por litro de combustível). Quem mais KM percorre, mais combustível consome e consequentemente mais polui. Para mim, este deveria ser o único imposto a cobrar! IA e IUC deveriam ser extintos, e em compensação aumentar-se-ia o ISP.
Assim sendo, um híbrido que só enche o depósito ocasionalmente só paga o respeitante de imposto, pelo que seria logo uma grande vantagem fiscal dos mesmos em relação aos CIs normais. ;)

Por outro lado, para VEs, não concordo com os incentivos estilo o do abate que tivémos durante este ano.
O problema deste incentivo, é que não é democrático por um lado - apenas quem seja proprietário de um carro com mais de 10 anos é que pode usufruir dele.
Por outro lado, tipicamente quem tem carros com esta idade, apenas os tem porque não tem capacidade financeira para sequer trocar por outro CI mais novo, quanto mais um VE que tipicamente é bem mais caro. Como exemplo, tenho a minha namorada que tem um carro com 15 anos, adorava ter um VE, mas se ficasse sem o carro amanhã não teria maneira de comprar um novo...

Os melhores incentivos, serão sempre isenções fiscais - que já existem, isenções de portagens, isenções nos parques, possibilidade de circular nas vias de BUS, carregamentos gratuitos. Claro que para este último ponto, seria necessária uma rede em condições, coisa que não existe actualmente.
Em relação ao IVA, como alguém disse que devido a normas da UE não é possível isentar de IVA, pode-se sempre colocar os puros VEs na taxa mais baixa de 6%, e permitir a dedução de 6% do valor da viatura no IRS. :D

Como financiar estas medidas todas? Simples, com o tal aumento do ISP que sugeri antes. Os poluidores ficariam a financiar parte da mobilidade eléctrica.
A cada 3 ou 4 anos, estas medidas deveriam ser revistas, consoante o crescimento do mercado de VEs.

Just my 2 cents. :geek:
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

RNM
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Mensagem por RNM » 07 dez 2015, 01:35

1- 50 PCRs mínimo
2- Obrigação das empresas fornecerem energia aos seus colaboradores que tenham veículos eléctricos, a pagar ou grátis
3- Legalização da revenda de electricidade para VEs
4- Obrigação dos centros comerciais terem, pelo menos, 1% de lugares de estacionamento com posto de carregamento, nem que seja uma tomada 16A.
5- Simplex para conversão de ICE para VEs, com checklists e exemplos explicativos. Há gente com vontade e bons técnicos e engenheiros em PT.

Orlando, marcamos um café para falar mais um pouco?

mafgod
Proprietário Leaf
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km

Mensagem por mafgod » 07 dez 2015, 11:30

E que tal se, em vez de oferecem um CI na fatura da sorte, oferecerem um cheque verde para a compra de um carro hibrido ou 100% elétrico, novo ou usado?
Esse valor deveria estar limitado a um determinado valor.... 40.000€ por ex. para 100%VE e 25.000€ para os hibridos, ou algo parecido.
Este cheque também poderia ser usado na compra e instalação de equipamentos que gerassem energia verde para consumo ou venda (painéis solares fotovoltaicox ou térmicos, por ex.), existindo também um plafond máximo.

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”