Fil Escreveu:
Os híbridos deveriam pagar iuc conforme os litros de combustível que consumirem. O próprio veículo pode dar essa informação na altura do pagamento. Se nunca usa electricidade paga o máximo, se raramente usa combustíveis fósseis paga valores muito mais baixos.
Os valores de knox dos cl's têm de ser taxados e acabam por compensar os incentivos aos Ve's.
Pegando um pouco por aqui, creio que a forma mais democrática de cobrar impostos nos CIs é através do ISP (imposto por litro de combustível). Quem mais KM percorre, mais combustível consome e consequentemente mais polui. Para mim, este deveria ser o único imposto a cobrar! IA e IUC deveriam ser extintos, e em compensação aumentar-se-ia o ISP.
Assim sendo, um híbrido que só enche o depósito ocasionalmente só paga o respeitante de imposto, pelo que seria logo uma grande vantagem fiscal dos mesmos em relação aos CIs normais.
Por outro lado, para VEs, não concordo com os incentivos estilo o do abate que tivémos durante este ano.
O problema deste incentivo, é que não é democrático por um lado - apenas quem seja proprietário de um carro com mais de 10 anos é que pode usufruir dele.
Por outro lado, tipicamente quem tem carros com esta idade, apenas os tem porque não tem capacidade financeira para sequer trocar por outro CI mais novo, quanto mais um VE que tipicamente é bem mais caro. Como exemplo, tenho a minha namorada que tem um carro com 15 anos, adorava ter um VE, mas se ficasse sem o carro amanhã não teria maneira de comprar um novo...
Os melhores incentivos, serão sempre isenções fiscais - que já existem, isenções de portagens, isenções nos parques, possibilidade de circular nas vias de BUS, carregamentos gratuitos. Claro que para este último ponto, seria necessária uma rede em condições, coisa que não existe actualmente.
Em relação ao IVA, como alguém disse que devido a normas da UE não é possível isentar de IVA, pode-se sempre colocar os puros VEs na taxa mais baixa de 6%, e permitir a dedução de 6% do valor da viatura no IRS.
Como financiar estas medidas todas? Simples, com o tal aumento do ISP que sugeri antes. Os poluidores ficariam a financiar parte da mobilidade eléctrica.
A cada 3 ou 4 anos, estas medidas deveriam ser revistas, consoante o crescimento do mercado de VEs.
Just my 2 cents.