
"Em 2009 dávamos aqui a conhecer que Gordon Murray estava a trabalhar num projecto de citadino Eléctrico. Agora, deu a conhecer, em Londres, esse seu mais recente projecto, o T27, a versão eléctrica do citadino de três lugares T.25. Esta é a resposta do criador do mítico Mclaren F1 às necessidades ambientais e citadinas dos dias de hoje.
Murray procurou criar um carro completamente diferente, que dê resposta às actuais exigências relativamente a emissões de CO2, mas também congestionamento das cidades e estacionamento, mas que ao mesmo tempo seja um carro de produção barata. A pensar nisso, a Gordon Murray Design desenvolveu um novo processo de construção, denominado iStream, que se caracteriza pela utilização de materiais ainda mais leves na estrutura do veículo.
Segundo Murray: «leveza é a ferramenta mais forte de que dispomos para fazer frente às emissões de CO2 e consumo de combustível. Nos carros eléctricos isto ainda é mais fulcral, uma vez que um carro leve significa uma bateria mais pequena, o que aumenta o nível de segurança e reduz, drasticamente, o preço de venda».
Projectado para utilização maioritariamente citadina, o T27 mede apenas 2,5 metros de comprimento, 1,3 m de largura, 1,6 m de altura, distância entre eixos de 1,78 m, para um peso de 680kg. Está equipado com um motor eléctrico de 25kW e baterias de lítio de 12 kW/h, que lhe permite uma autonomia de 210 km e uma velocidade máxima de 105 km/h.


A Gordon Murray Design assegura que o T27 é o mais económico de todos os carros eléctricos existentes no mercado, anunciando que consome 29% menos energia que o Smart EV, 36% menos que o Mitsubishi iMiEv e menos 86% energia que o Mini-E.
Para já, a empresa britânica está a negociar com três possíveis clientes para a construção em massa do carro. Até lá, o T.27 tem o seu primeiro «passeio» agendado para o dia 5 de Novembro, por ocasião do «RAC Future Car Challenge». J.R.

Em: http://www.veiculoselectricospt.com/t-2 ... eficiente/