Cheio de..... desenhos! E ..... probabilidades! E..... promessas! E...... intenções!
Agora, carros e produtos concretos... NADA!
Sou só eu que acho isto ridículo?
http://www.bmw-i.com.pt/pt_pt/

batalha Escreveu:Só tenho pena que em Portugal não exista força/capital/massa critica suficiente para avançar com um VE! Porque a tecnologia e capacidade o fazer existe. Era uma oportunidade para criar algo novo e com futuro que os asiáticos não vão desperdiçar
Sim, mas é com estas iniciativas que se podem criar bases para futuros resultados mais promissores. Além disso, o FUTI é um VE leiriense...
Dava-me cá um gozo ver à luz do dia um verdadeiro VE desenvolvido em Portugal com sucesso InternacionalCarlosOliveira Escreveu:Sim, mas é com estas iniciativas que se podem criar bases para futuros resultados mais promissores. Além disso, o FUTI é um VE leiriense.... Por outro lado posso adiantar-vos que a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria tem um grupo de trabalho constituido por alunos e professores dos Departamentos de Engenharia Electrotécnica, Engenharia Automóvel e Engenharia Mecância, com trabalho efectivo realizado desde inicio de 2010, no sentido de se poder criar uma marca portuguesa de automóveis eléctricos (a sério e não como o FUTI...). Sei que o grupo já se encontra numa fase apresentação do projecto com vista à recolha de opiniões do tecido empresarial português, de modo a que se possa criar um consórcio que faça avançar o projecto. Seria muito bom!
X 2ruimegas Escreveu:Dava-me cá um gozo ver à luz do dia um verdadeiro VE desenvolvido em Portugal com sucesso InternacionalCarlosOliveira Escreveu:Sim, mas é com estas iniciativas que se podem criar bases para futuros resultados mais promissores. Além disso, o FUTI é um VE leiriense.... Por outro lado posso adiantar-vos que a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria tem um grupo de trabalho constituido por alunos e professores dos Departamentos de Engenharia Electrotécnica, Engenharia Automóvel e Engenharia Mecância, com trabalho efectivo realizado desde inicio de 2010, no sentido de se poder criar uma marca portuguesa de automóveis eléctricos (a sério e não como o FUTI...). Sei que o grupo já se encontra numa fase apresentação do projecto com vista à recolha de opiniões do tecido empresarial português, de modo a que se possa criar um consórcio que faça avançar o projecto. Seria muito bom!
![]()
![]()
A demora fica a dever-se ao dinheiro que as oficinas vão perder por os VE necessitarem de muito menos manutenção...acho que chegou a hora das oficinas auto fazerem uma reengenharia na sua actividade sob o risco de não sobreviverem nos próximos anos.mikexilva Escreveu:Eu acho que já passou a oportunidade, e devíamos ter pensado nisso há 10 anos.
Agora com o sucesso do LEAF não deve existir uma unica marca que não esteja a pensar lançar o seu EV, e os koreanos e chineses quando entrarem no mercado em força vão arrasar.
A Nissan tem a vantagem de ter um produto pronto hoje no mercado e enquanto os outros estão "em testes" ou "a pensar no assunto" a Nissan vende todos os que conseguir produzir, e nem vale a pena lançar em todos os mercados para já, pois as encomendas não chegam para a produção, mas dentro de 2 ou 3 anos o cenário irá ser muito diferente, e um VE feito hoje com pés e cabeça de raiz irá ter uma concorrência completamente diferente do que existe hoje, e pode ter que ser repensado para conseguir concorrer em termos de custos com o que irá existir, incluindo o LEAF...
Depois de sabermos dos resultados dos testes dos EV's que estiveram em circulação em 1996-2001, e tendo em conta a menor complexidade do motor dos EV's, não consigo compreender como demorou tanto tempo a alguma marca se chegar à frente, mas se a Nissan não tivesse feito nada, não sei se não estava tudo na mesma hoje ("em projectos"), e é também por este motivo que decidi fazer um esforço (cada vez maior) e premiar a Nissan pelo feito e abrir o caminho aos próximos.