
O Consumo dos híbridos
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: O Consumo dos híbridos
As contas da poupança dos híbridos são outras
À uns tempos numa conversa dessas com um empresário que tinha acabado de adquirir um Mercedes PHEV a resposta dele quando o confrontei com isso foi esta "...este é o carro mais económico que já tive, poupei 30 mil euros em impostos, nos primeiros anos anda à borla..."
À uns tempos numa conversa dessas com um empresário que tinha acabado de adquirir um Mercedes PHEV a resposta dele quando o confrontei com isso foi esta "...este é o carro mais económico que já tive, poupei 30 mil euros em impostos, nos primeiros anos anda à borla..."
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: O Consumo dos híbridos
Sim, mas isso é a aberração de benefícios fiscais que temos. Também conheço um ou dois desses...
O post original refere-se a hibridos clássicos, sem ser de ligar à tomada e esses não têm esses benefícios
O post original refere-se a hibridos clássicos, sem ser de ligar à tomada e esses não têm esses benefícios

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: O Consumo dos híbridos
Estas a imaginar um vendedor a usar esse palavreado todo que tu usaste nos teus posts para explicar a um possível comprador que o carro é realmente mais económico? Tu como és uma pessoa que estuda os assuntos até a exaustão, se calhar até ias achar interessante, 99% dos compradores deixavam-no a falar sozinho.

Tem de se achar um meio termo, e o meio termo é tentar explica de forma pratica de como tirar partido do carro, ensinar a conduzir o carro. Agora é verdade que os vendedores também não sabem, ou nem se dão ao trabalho de tentar saber/explicar, porque na maioria dos casos as pessoas também não querem saber. Ouviram dizer que o carro é mais económico portanto é só isso que interessa.
Eu quando ando a pendura com os meus colegas de trabalho nestes carros, vejo o tipo de condução que fazem, e dá para perceber que não fazem a mínima ideia daquilo que estão a conduzir, de como funciona (os tais 7.6L/100km estão lá por algum motivo). Por duas ou três vezes já tentei explicar, e a reacção é ficarem a olhar de lado para mim. É um carro, carrega-se no pedal e ele anda, é o que interessa.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: O Consumo dos híbridos
Por acaso não tenho essa ideia de ser "preciso um curso para conduzir um híbrido senão ainda vai gastar mais"...
Na minha opinião um híbrido faz bons consumos, é difícil fazer consumos altos e com jeito faz consumos muito baixos.
Eu tenho um Prius 2008, agora quem o conduz é a minha mulher, veio de um colt 1.1 em que ela fazia consumos de 7L/100 e no Prius nem no inverno chega aos 6L. Ela não gosta de conduzir, nem tem grande "técnica" para condução de consumos e uma vez que estamos a falar de condução maioritariamente citadina, a diferença de tamanho/peso dos carros acho que o híbrido é sem dúvida nenhuma mais económico.
A minha mãe tem um Prius 2007, outra que conduzir é cumprir os mínimos para ir do ponto A ao B, percursos curtos em cidade e consumos tb abaixo de 6L.
Em viagem com o meu, carro cheio (família e malas), quase só AE, 127km/h (120 reais) cruise control e AC chego com média de 5.5/5,7l/100 com subida da serra de aires, acho que não me posso queixar.
Eu a conduzir para os consumos já consegui depósitos de 4.2L/100, pergunto qual o carro do tamanho do Prius que consome 4.2 em cidade?
Deixa lá que a frente do Leaf é muito linda!
Na minha opinião um híbrido faz bons consumos, é difícil fazer consumos altos e com jeito faz consumos muito baixos.
Eu tenho um Prius 2008, agora quem o conduz é a minha mulher, veio de um colt 1.1 em que ela fazia consumos de 7L/100 e no Prius nem no inverno chega aos 6L. Ela não gosta de conduzir, nem tem grande "técnica" para condução de consumos e uma vez que estamos a falar de condução maioritariamente citadina, a diferença de tamanho/peso dos carros acho que o híbrido é sem dúvida nenhuma mais económico.
A minha mãe tem um Prius 2007, outra que conduzir é cumprir os mínimos para ir do ponto A ao B, percursos curtos em cidade e consumos tb abaixo de 6L.
Em viagem com o meu, carro cheio (família e malas), quase só AE, 127km/h (120 reais) cruise control e AC chego com média de 5.5/5,7l/100 com subida da serra de aires, acho que não me posso queixar.
Eu a conduzir para os consumos já consegui depósitos de 4.2L/100, pergunto qual o carro do tamanho do Prius que consome 4.2 em cidade?
12 anos que o tenho levou uma bomba de água por "precaução"...BrunoAlves Escreveu: ↑27 mai 2020, 11:46Os Toyota têm de facto uma fama brutal em relação à fiabilidade. Como o Erbium bem sabe, lá o aspecto do Prius é que não dá![]()
![]()
Deixa lá que a frente do Leaf é muito linda!

- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: O Consumo dos híbridos
Desculpem insistir, mas o Bjorn Nyland fez o teste de 1000km a 120 com um PHEV, um Kia Ceed. E não me parece que seja um PHEV pouco eficiente.
O objetivo do vídeo não tem nada a ver com isto, mas aos meus olhos o que sobressai é que, embora na primeira meia hora ele tenha andado quase 100% elétrico e abaixo dos 120km/h, às 2h de viagem ele já está com uma média de 5,6l/100km.
Ora, há pouco mais de duas semanas, a minha mulher veio-nos buscar de Prius+ ao Algarve para os miúdos poderem levar as bicicletas para casa da outra avó.
A viagem foi feita com cruise control a 120km/h (indicados) salvo as ultrapassagens nas subidas, e AC à hora do calor. Sul-norte. A média foi 5,3l/100km e talvez descesse mais se a viagem fosse mais longa.
O Prius+ é muito maior que um Kia Ceed. Muito mais alto, muito mais pesado, tem rodas de carrinha altas, suspensão multilink, bons sofás, e não é particularmente aerodinâmico, porque a traseira não desce, senão não seria possível sentar ninguém na terceira fila.
Os miúdos iam com espaço e algumas mochilas no chão da segunda fila. Atrás duas malas de 120l, 3 bicicletas de criança, o meu equipamento para trabalhar remotamente (2 monitores)... 2 adultos e 3 crianças.
5,3l. Isso equivale a 4,2l de gasóleo. Que monovolume a gasóleo faz isso a 120? E nem vamos falar que em cidade um monovolume diesel gasta 3 vezes mais litros.
Como se vê neste vídeo, um PHEV convencional é menos eficiente. Sim, foi um sistema muito interessante com o objetivo de obter a maior eficiência energética.
Eficiência fiscal nunca teve. Como se pode dizer que um carro que consome gasolina e paga por isso 150% do imposto do que um que consome os mesmos litros de gasóleo (nem vamos falar de kg ou kg de CO2) é eficiente fiscalmente. Pelo contrário, a Europa, líder em automóveis diesel, manteve a sua liderança no mercado automóvel mantendo o imposto sobre o gasóleo baixo sem motivo. E num dado momento chegou quase a convencer o mercado americano que o diesel era mais limpo. Até rebentar o escândalo...
O objetivo do vídeo não tem nada a ver com isto, mas aos meus olhos o que sobressai é que, embora na primeira meia hora ele tenha andado quase 100% elétrico e abaixo dos 120km/h, às 2h de viagem ele já está com uma média de 5,6l/100km.
Ora, há pouco mais de duas semanas, a minha mulher veio-nos buscar de Prius+ ao Algarve para os miúdos poderem levar as bicicletas para casa da outra avó.
A viagem foi feita com cruise control a 120km/h (indicados) salvo as ultrapassagens nas subidas, e AC à hora do calor. Sul-norte. A média foi 5,3l/100km e talvez descesse mais se a viagem fosse mais longa.
O Prius+ é muito maior que um Kia Ceed. Muito mais alto, muito mais pesado, tem rodas de carrinha altas, suspensão multilink, bons sofás, e não é particularmente aerodinâmico, porque a traseira não desce, senão não seria possível sentar ninguém na terceira fila.
Os miúdos iam com espaço e algumas mochilas no chão da segunda fila. Atrás duas malas de 120l, 3 bicicletas de criança, o meu equipamento para trabalhar remotamente (2 monitores)... 2 adultos e 3 crianças.
5,3l. Isso equivale a 4,2l de gasóleo. Que monovolume a gasóleo faz isso a 120? E nem vamos falar que em cidade um monovolume diesel gasta 3 vezes mais litros.
Como se vê neste vídeo, um PHEV convencional é menos eficiente. Sim, foi um sistema muito interessante com o objetivo de obter a maior eficiência energética.
Eficiência fiscal nunca teve. Como se pode dizer que um carro que consome gasolina e paga por isso 150% do imposto do que um que consome os mesmos litros de gasóleo (nem vamos falar de kg ou kg de CO2) é eficiente fiscalmente. Pelo contrário, a Europa, líder em automóveis diesel, manteve a sua liderança no mercado automóvel mantendo o imposto sobre o gasóleo baixo sem motivo. E num dado momento chegou quase a convencer o mercado americano que o diesel era mais limpo. Até rebentar o escândalo...
-
- Mensagens: 837
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: O Consumo dos híbridos
Neste ele faz as contas todas:
https://youtu.be/eLfwtjY8wgA
https://youtu.be/eLfwtjY8wgA
- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: O Consumo dos híbridos
Hoje voltei a pegar no Prius e lá estavam os 7.7L/100km passados 50km baixei para 5.5L/100km
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: O Consumo dos híbridos
Não. É um carro de cortesia da empresa onde trabalho.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024