
Revisão Leaf (Aveiro vs Porto) e atenção a ter
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Revisão Leaf (Aveiro vs Porto) e atenção a ter
Bom dia companheiros, pretendo parar o Leaf para uma revisão/manutenção na marca.
Onde aconselham? Moro em Estarreja/Aveiro mas a minha escolha seria mais para o Porto. Opiniões?
Revisão normal, tentativa de melhoria na travagem que acho que é muito brusca e instável, colocar uma tampinha dos botões que faltava e se possível actualizar o software... não queria era correr o risco de sair prejudicado na parte da regeneração conforme já li algures...
Onde aconselham? Moro em Estarreja/Aveiro mas a minha escolha seria mais para o Porto. Opiniões?
Revisão normal, tentativa de melhoria na travagem que acho que é muito brusca e instável, colocar uma tampinha dos botões que faltava e se possível actualizar o software... não queria era correr o risco de sair prejudicado na parte da regeneração conforme já li algures...
- mjr
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Re: Revisão Leaf (Aveiro vs Porto) e atenção a ter
É um mk1 (Qual é a data da matrícula)? Se for, tem de exigir que não façam a P3227, a não ser que ainda esteja na garantia e tenha 8 barras de modo a trocarem a bateria em garantia.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- BrunoAlves
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Re: Revisão Leaf (Aveiro vs Porto) e atenção a ter
O teu carro (se bem me recordo era o taxi) é um mk2, logo essa questão da regeneração já não se coloca. Não deve haver nada a actualizar.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Revisão Leaf (Aveiro vs Porto) e atenção a ter
mjr Escreveu:É um mk1 (Qual é a data da matrícula)? Se for, tem de exigir que não façam a P3227, a não ser que ainda esteja na garantia e tenha 8 barras de modo a trocarem a bateria em garantia.
O que é isso da P3227? É que eu tenho um mk1 e fiquei intrigado.
- rnlcarlov
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Re: Revisão Leaf (Aveiro vs Porto) e atenção a ter
É uma atualização que fazem nos mk1 que porque alguma razão genial faz com o que o carro perca bastante capacidade de regeneração nas travagens.Mikel Escreveu: O que é isso da P3227? É que eu tenho um mk1 e fiquei intrigado.
- mjr
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Re: Revisão Leaf (Aveiro vs Porto) e atenção a ter
A P3227 é uma atualização ao LBC (controlador da bateria) que oficialmente serve para ele estimar melhor a capacidade da bateria (o que é verdadeiro), mas de maneira não oficial diminui a capacidade de regeneração significativamente, especialmente a temperaturas abaixo dos 20C. Por exemplo, com 50% de SOC e 20C de temperatura da bateria é possível quase não ter regeneração nenhuma, mas se for iniciada uma carga rápida ele irá carregar por volta dos 20kW (que já dariam para bastante regeneração). Ou seja, limitam a regeneração mas tentam não limitar as cargas rápidas de modo a que os utilizadores menos atentos não notem que foram retiradas capacidades ao carro. A razão para terem feito isto foi uma tentativa de baixar a velocadade de degradação da bateria de modo a não terem de as trocar... Isto sou eu a especular.
Para temperaturas da bateria acima dos 30C praticamente já não há efeito nenhum de limitação artificial da regeneração.
Esta limitação da carga a temperaturas baixas serve para evitar a deposição de lítio no ánodo, um mecanismo de degradação permanente, que acontece a temperaturas baixas com correntes acima da velocidade das reações químicas que permitem a carga. Nesse caso o lítio em vez de se combinar com o ánodo é simplesmente depositado na superfície do mesmo, baixando essa superfície (menos capacidade e mais Ri) e diminuindo a quantidade de lítio disponível para reagir.
Para temperaturas da bateria acima dos 30C praticamente já não há efeito nenhum de limitação artificial da regeneração.
Esta limitação da carga a temperaturas baixas serve para evitar a deposição de lítio no ánodo, um mecanismo de degradação permanente, que acontece a temperaturas baixas com correntes acima da velocidade das reações químicas que permitem a carga. Nesse caso o lítio em vez de se combinar com o ánodo é simplesmente depositado na superfície do mesmo, baixando essa superfície (menos capacidade e mais Ri) e diminuindo a quantidade de lítio disponível para reagir.
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Re: Revisão Leaf (Aveiro vs Porto) e atenção a ter
Peço desculpa a todos os que responderam e tentaram ajudar mas por algum motivo não recebi nenhuma notificação das vossas respostas
Sim o meu Leaf era táxi no Porto, um mk2.
Fico descansado de que já não se aplica a questão da regeneração da bateria ser afectada.
Como nunca fizemos nenhuma revisão achamos por bem, agora, quase, ao fim de um ano de fazer uma.
Uma das partes que queremos que seja revista é a questão da travagem que é um pouco "agressiva" e "inconstante".
No Porto ou Gaia o que aconselham?
Porto? Ou Gaia?
Entreposto do Campo Alegre no Porto ou Entreposto Particular Sto Antonio em Gaia?
Ou ainda em Aveiro ou S. M. Feira no entreposto A. Fontes?
Conselhos e opiniões?
Obrigado

Sim o meu Leaf era táxi no Porto, um mk2.
Fico descansado de que já não se aplica a questão da regeneração da bateria ser afectada.
Como nunca fizemos nenhuma revisão achamos por bem, agora, quase, ao fim de um ano de fazer uma.
Uma das partes que queremos que seja revista é a questão da travagem que é um pouco "agressiva" e "inconstante".
No Porto ou Gaia o que aconselham?
Porto? Ou Gaia?
Entreposto do Campo Alegre no Porto ou Entreposto Particular Sto Antonio em Gaia?
Ou ainda em Aveiro ou S. M. Feira no entreposto A. Fontes?
Conselhos e opiniões?
Obrigado
- Apr
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Re: Revisão Leaf (Aveiro vs Porto) e atenção a ter
Atenção que as partes mecânicas tem garantia de 3 anos, logo quaisquer trabalhos derivados de queixas de travoes e afins são pagos à parte na revisão, como aconteceu comigo. Apesar de no meu caso ter pesado 1/3 do valor da fatura o total não foi nenhuma fortuna.
Este carro, em condições normais deverá ir às manutenções minimas dadas pela marca apenas para efeitos de garantia. Fazer revisões intermédias não faz sentido neste tipo de carros e inspecionar a saude dos travões qualquer mecanico faz em 5 minutos.
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Re: Revisão Leaf (Aveiro vs Porto) e atenção a ter
Obrigado Apr,Apr Escreveu:Atenção que as partes mecânicas tem garantia de 3 anos, logo quaisquer trabalhos derivados de queixas de travoes e afins são pagos à parte na revisão, como aconteceu comigo. Apesar de no meu caso ter pesado 1/3 do valor da fatura o total não foi nenhuma fortuna.
Este carro, em condições normais deverá ir às manutenções minimas dadas pela marca apenas para efeitos de garantia. Fazer revisões intermédias não faz sentido neste tipo de carros e inspecionar a saude dos travões qualquer mecanico faz em 5 minutos.
A questão dos travões trata-se de uma actualização no sistema do carro, salvo erro e pelo que já li. Deve rondar os 30 a 50€.
Depois disso tratado as futuras manutenções faço-as eu em casa

Não sou nenhum profissional mas até faço umas coisas

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Re: Revisão Leaf (Aveiro vs Porto) e atenção a ter
Posso aconselhar Campo Alegre. Já lá fiz essa intervenção dos travões. Estão habituados. Rondou 30 eur creio. Diga que é uma intervenção idêntica que fizeram a um dos carros do Jasmim.
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