Boa noite,
Nos últimos dias deixei de receber email do nissanleafpt. Fui ver e estava a ser rejeitado pelo meu servidor. Nada de novo da parte do nissanleafpt, apenas o meu, por actualização de software passou a dar pesos diferentes a certas regras fazendo o mail ultrapassar o limiar.
Mas olhando para os cabeçalhos, fico com a dúvida se as opções que tomaram são as mais adequadas nos dias de hoje.
O endereço from é do gmail, porém não usam os servidores deles. Isto, só por si, já tem que se lhe diga. Podemos continuar a viver num mundo em que qualquer pessoa envia um email em nome de qualquer outra?
Então, por essa razão os emails falham a SPF da Google. Infelizmente para todos nós, esta falha continua a ser uma soft failure (porque o registo termina em ~all e não -all).
Falha também o DKIM porque os servidores da google assinam os mails e estes vêm sem assinatura.
Depois, o IP está numa gama de alocação dinâmica.
Claro, podemos pôr o nissanleafpt em whitelist. Porém, é fazer whitelisting de um email que indica o domínio gmail mas vem de um servidor não autorizado, ou então de um endereço IP alocado dinamicamente. Faz pouco sentido.
Suponho que para terem tomado estas opções é porque tiveram mais problemas com outras... Usando o vosso domínio no endereço from. Mas para usar um endereço gmail, não vejo porque não conseguiriam usar os servidores deles.
Fica este início de sugestão.

Boas razões para rejeitar email do Nissanleafpt.com
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: Boas razões para rejeitar email do Nissanleafpt.com
O NissanleafPT tem mais de 7 anos e na altura começou por usar o Postfix para enviar os mails, com relay para um servidor externo do ISP. Entretanto o fórum foi movido para um VPS, mas aparentemente ficou com as mesmas configurações, só que, claro, sem relay para envio dos mails, sendo o Postfix a enviar diretamente. Como aparentemente nunca deu problemas, não foram detetados esses problemas.
Entretanto alterei as configurações para enviar pelo gmail, podes verificar se o filtro de SPAM já aceita os mails do fórum?
Entretanto alterei as configurações para enviar pelo gmail, podes verificar se o filtro de SPAM já aceita os mails do fórum?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Bem, agora não há qualquer motivo. Este email chegou por um servidor da Google, por IPv6. Já retirei o nissanleafpt da minha whitelist, depois disso ainda não recebi nenhum mail, mas posso já ver que o resultado é:
SpamAssassin Results: Scored -101.999 with max score of 5. Tests hit: BAYES_00, DKIM_SIGNED, DKIM_VALID, DKIM_VALID_AU, FREEMAIL_FROM, USER_IN_WHITELIST
Ou seja, o email vem assinado com DKIM, nada de mail. O pedante do SpamAssassin ainda se queixa que o from é um endereço à borla e o filtro bayesiano acusa um mail automático. Mas isto passa de certeza em todo o lado. Da próxima será igual excepto o USER_IN_WHITELIST.
Mas vocês podiam estar a enviar email usando o meu endereço Google no from e pelos vistos, toda a gente aqui pelo fórum os estaria a aceitar sem qualquer indicação de autenticidade... Incomoda-me que em 2017 isto ainda seja possível, quando já quase não existe software de email que não verifique SPF e DKIM...
Mais uma razão para eu continuar a não usar a minha conta Google para email. (só uso para sacar aplicações da Play Store).
SpamAssassin Results: Scored -101.999 with max score of 5. Tests hit: BAYES_00, DKIM_SIGNED, DKIM_VALID, DKIM_VALID_AU, FREEMAIL_FROM, USER_IN_WHITELIST
Ou seja, o email vem assinado com DKIM, nada de mail. O pedante do SpamAssassin ainda se queixa que o from é um endereço à borla e o filtro bayesiano acusa um mail automático. Mas isto passa de certeza em todo o lado. Da próxima será igual excepto o USER_IN_WHITELIST.
Mas vocês podiam estar a enviar email usando o meu endereço Google no from e pelos vistos, toda a gente aqui pelo fórum os estaria a aceitar sem qualquer indicação de autenticidade... Incomoda-me que em 2017 isto ainda seja possível, quando já quase não existe software de email que não verifique SPF e DKIM...
Mais uma razão para eu continuar a não usar a minha conta Google para email. (só uso para sacar aplicações da Play Store).
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Trata-se de e-mail (correio eletrónico)...
À semelhança do correio físico a autenticação de utilizadores não é parte, da mesma maneira que alguém pode enviar um envelope para ti de uma cidade e usar o remetente de outra, ou alguém que não o funionário dos CTT colocar uma carta na tua caixa de correio...
O e-mail sempre foi para tratar da mesma forma que o que se recebe na caixa de correio em casa.
Quem quer comunicação autenticada e encriptada terá que utilizar outras ferramentas em cima do e-mail ou outro protocolo.
Dito isto, eu uso Gmail e nunca os e-mails do fórum foram parar ao SPAM.
Talvez por eu ter começado a utilizar este fórum em 2011 o histórico tenha influenciado.
À semelhança do correio físico a autenticação de utilizadores não é parte, da mesma maneira que alguém pode enviar um envelope para ti de uma cidade e usar o remetente de outra, ou alguém que não o funionário dos CTT colocar uma carta na tua caixa de correio...
O e-mail sempre foi para tratar da mesma forma que o que se recebe na caixa de correio em casa.
Quem quer comunicação autenticada e encriptada terá que utilizar outras ferramentas em cima do e-mail ou outro protocolo.
Dito isto, eu uso Gmail e nunca os e-mails do fórum foram parar ao SPAM.

Talvez por eu ter começado a utilizar este fórum em 2011 o histórico tenha influenciado.

- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Sim, eu... "eu tou sabendo".
As coisas têm entretanto outra dimensão, e todos nós enviamos hoje em dia emails com instruções para gestores de conta, etc, etc. Que o Gmail aceite email que se identifica com um domínio Gmail mas não foi sujeito a qualquer autenticação é completamente anacrónico hoje.
É também bem claro que todos sabemos ao receber uma carta impressa, não assinada, por correio que qualquer pessoa a pode ter escrito. Já com o email, isso não é nada claro.
EDIT: Entretanto, desde o início dos 2000 que todas as pessoas envolvidas com o email andam a tentar acabar com isso, para isso existe o SPF e o DKIM.
Com esta mensagem do RJSC, o relatório agora é:
SpamAssassin Results: Scored -1.999 with max score of 5. Tests hit: BAYES_00, DKIM_SIGNED, DKIM_VALID, DKIM_VALID_AU, FREEMAIL_FROM
Porém, lembrei-me de um inconveniente. Não sei se o Gmail tem limites baixos para o número de mensagens enviado por dia de uma conta à borla.
Espero não vos ter empurrado para um problema maior. O ideal era mesmo usar um endereço from do domínio nissanleaftpt.com.
As coisas têm entretanto outra dimensão, e todos nós enviamos hoje em dia emails com instruções para gestores de conta, etc, etc. Que o Gmail aceite email que se identifica com um domínio Gmail mas não foi sujeito a qualquer autenticação é completamente anacrónico hoje.
É também bem claro que todos sabemos ao receber uma carta impressa, não assinada, por correio que qualquer pessoa a pode ter escrito. Já com o email, isso não é nada claro.
EDIT: Entretanto, desde o início dos 2000 que todas as pessoas envolvidas com o email andam a tentar acabar com isso, para isso existe o SPF e o DKIM.
Com esta mensagem do RJSC, o relatório agora é:
SpamAssassin Results: Scored -1.999 with max score of 5. Tests hit: BAYES_00, DKIM_SIGNED, DKIM_VALID, DKIM_VALID_AU, FREEMAIL_FROM
Porém, lembrei-me de um inconveniente. Não sei se o Gmail tem limites baixos para o número de mensagens enviado por dia de uma conta à borla.
Espero não vos ter empurrado para um problema maior. O ideal era mesmo usar um endereço from do domínio nissanleaftpt.com.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Concordo com o último parágrafo e está na pipeline há muito tempo para fazer isso. Como em tudo, a necessidade vai dar o empurrão final...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15