
Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh
Não sabemos a razão exata e essa limitação não existe nos mk2. Talvez seja para evitar a deposição de lítio com temperaturas baixas, mas isso não acontece de forma tão agressiva nas cargas rápidas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh
Tem piada porque fiz 2 CR há pouco tempo no mesmo dia (uma às 15h00 e outra às 18h30)com temperaturas ambiente entre 25 e 32.º e apenas na 2CR vi uma bateria com 48.º(e nunca vi as barras no vermelho)...que depois de 200kms ficou nos 36.º. Claro que se ele começou com 6 barras é porque o carro fritou no dia anterior com condução agressiva ou então sol com fartura.pemifer Escreveu:Que carro será este? Não tem tampa da ficha chademo? (minuto 5:15).
Resumo da informação das temperaturas
Ao minuto 7:34 1º CR ele refere que tinha 6 barras de temperatura e que subiu 2 no carregamento (8 barras).
Ao minuto 12:30 2º CR sobe mais 3 barras (11 barras).
Ao minuto 17:48 3ª CR chegou com 9 e está com 10.
Ao minuto 22:33 continua com 10 barras antes de por a carregar durante a noite.
Ao minuto 24:48 está com 6 barras no inicio do dia.
Ao minuto 33:15 1º CR está com 8 barras.
Ao minuto 36:52 está com 8 barras antes do CR.
Ao minuto 41:48 2ª CR está com 11 barras carregou de 3% a 88% (apresentava a 11ª barra aos 81%).
Aparentemente teve o mesmo comportamento nos 2 dias subiu 2 barras no 1º carregamento e 3 no 2º.
Um dia destes faço 3 CR, só para me divertir, às temperaturas da Noruega mas tenho que arranjar um percurso de 600kms.

Mas o VETL deve poder acrescentar algo.
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh
Mas como qualquer utilizador do Leaf sabe, não há limitação da regeneração a temperaturas elevadas (ok, há a 55C, mas não é disso que estamos a falar), só abaixo dos 25C. Por isso essa razão não faz sentido.rdias Escreveu:Regenerações muito fortes implica aumentos de temperatura.
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh
Não me parece haver razão para alarme para a Nissan. Mesmo que alguém consiga fazer 300km por dia, de forma regular e pôr a bateria nos 50°C, ultrapassará a garantia em menos de 2 anos!
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh
Eu até nem acho que o problema seja a eventual degradação (ainda não há nada que confirme ou desminta isso). Julgo é que pode limitar as deslocações dos utilizadores, nem que psicologicamente. Será que alguém já tinha visto barras de temperatura no vermelho na Noruega?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh
E isso era simples de resolver, bastava começar a limitar a potência de carga mais cedo, tipo aos 45C. A maior parte das pessoas nem notava, ou atribuiria ao carregador, e assunto encerrado.
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh
Jovem, fiz 420 e o pico foi 48.ºe baixou logo que sái do PCR.OCasal Escreveu:Não me parece haver razão para alarme para a Nissan. Mesmo que alguém consiga fazer 300km por dia, de forma regular e pôr a bateria nos 50°C, ultrapassará a garantia em menos de 2 anos!
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh
Daí me parecer que a bateria aguente bem o período de garantia!
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh
A minha opinião é que a questão da temperatura nesta bateria é muito menos relevante. A química usada é a NMC, com excelentes resultados nos Volt e Ampera. O gráfico de degradação vs temperatura que o RNM colocou para umas células desta química é extremamente favorável, mesmo para exposições constantes a temperaturas acima de 40C.
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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh
Desta vez vim para cima a meio da tarde com temperatura ambiente nos 30° e foi praticamente igual à anterior viagem de madrugada em termos de temperatura da bateria. A carregar e andar a temperatura baixou-me para uns 10° acima da temperatura ambiente.Orlando Escreveu:Jovem, fiz 420 e o pico foi 48.ºe baixou logo que sái do PCR.OCasal Escreveu:Não me parece haver razão para alarme para a Nissan. Mesmo que alguém consiga fazer 300km por dia, de forma regular e pôr a bateria nos 50°C, ultrapassará a garantia em menos de 2 anos!