Melhorem a experiência aos clientes nos eventos
Enviado: 29 nov 2016, 12:12
Este fds que passou a Nissan organizou um evento na Gare do Oriente em Lisboa, onde era possível fazer test drive do Leaf.
Fui lá com o propósito de testar o Leaf 30Kwh, e fica aqui um resumo do que aconteceu:
* Fiz um TD num Leaf de...24Kwh! Havia dois Leafs, um branco e um cinzento. Andei no branco que era de 24 Kwh, o cinzento já era de 30Kwh. O principal motivo pelo qual fui lá esfumou-se logo aí.
* Na realidade, o que indico no ponto anterior não iria fazer grande diferença, uma vez que o TD foi uma voltinha da treta que na realidade não dá para testar nada...Limitei-me a levar o carro da Gare do Oriente até uma rotunda na Av. de Berlim e voltar para a Gare do Oriente. Não dá para ver nada do carro, não dá para perceber o comportamento em curva-contra-curva, em velocidades de AE, etc...
* Mas o pior de tudo, foi a pessoa da Nissan que me acompanhou. Basicamente, alguém na Nissan acho que era boa ideia colocar uns putos, provavelmente sem formação de jeito, a levar as pessoas nos TDs. Quem foi comigo pouco ou nada sabia dizer sobre o carro, aliás inicialmente até me garantiram que era um de 30Kwh e não de 24Kwh. Bastou-me entrar e ver a autonomia em modo ECO nos 85KM com uns 70% de bateria ainda disponível para perceber que era a versão 24Kwh. Limitou-se a estar ali ao lado (estilo crash test dummy), não me soube responder a várias questões, pouco falou, não soube vender o produto! Mau Nissan, MUITO MAU MESMO!
* Um outro puto (ok este não era tão puto como o do TD...), à conversa comigo e com a minha namorada na tenda gigante e enquanto mostrava o compartimeto do motor do Leaf, apontou para um depósito de líquido, que indicou ser da refrigeração da bateria!
Ainda tive a tentação de lhe dizer que estava errado, mas decidi fazer-me de parvo e perguntei "Ah, então tem refregiração activa da bateria? _ Tem sim!"
Mais uma vez, MUITO MAU NISSAN! Dar informação errada a potenciais clientes prejudica a imagem do produto e da marca no futuro!
* Por fim, falei numa breve conversa com um comercial que por lá andava (e tive eu que pedir para falar, nunca me sugeriram nem foi ele que veio ter comigo). Pedi-lhe umas simulações para um Leaf 30Kwh, sendo sócio UVE falei-lhe do protocolo e ele estava informado sobre isso. Deixei os meus dados, que ele apontou numa espécie de folha de rascunho que já lá tinha outros rabiscos, e garantiou-me que me iria enviar para o email várias propostas. Ainda estou à espera, mas não sei porquê, não estou muito confiante (talvez por causa da folha de rascunho?
)
No final, fico com a sensação de que a Nissan NÃO quer vender o Leaf. Desde um TD demasiado curto, a desinformação, a pessoal impreparado, até uma certa vontade de despachar quem por lá aparecia (pelo menos fiquei com essa sensação, e não havia assim tanta gente para os TDs), considero toda a experiência bastante negativa.
Eu já conheço o carro no papel, estava na espectativa de que poderia fazer um TD como deve ser a um de 30Kwh para ficar a conhecer um pouco melhor na prática, e até de ser persuadido a comprar (um bom vendedor até vende frigoríficos a esquimós). Não aconteceu nada disso.
À Nissan, sugiro que se esforce mais para melhorar toda a experiência neste tipo de eventos. No caso do Leaf, é preciso uma atenção especial tendo em conta que é um carro especial e há muita desinformação no público em geral sobre o Leaf (e VEs no geral). É preciso fazer o cliente sentir-se especial, sentir que tem um especialista ao lado e que está a ser bem informado. Por outro lado, a Nissan só ganhava em ter pessoas que além disso, fossem por sua própria iniciativa capazes de enaltecer todas as qualidades do carro e mostrar em que medida um carro como o Leaf as pode ajudar no seu dia-a-dia. Porque no fim, é disso que se trata.
Fui lá com o propósito de testar o Leaf 30Kwh, e fica aqui um resumo do que aconteceu:
* Fiz um TD num Leaf de...24Kwh! Havia dois Leafs, um branco e um cinzento. Andei no branco que era de 24 Kwh, o cinzento já era de 30Kwh. O principal motivo pelo qual fui lá esfumou-se logo aí.

* Na realidade, o que indico no ponto anterior não iria fazer grande diferença, uma vez que o TD foi uma voltinha da treta que na realidade não dá para testar nada...Limitei-me a levar o carro da Gare do Oriente até uma rotunda na Av. de Berlim e voltar para a Gare do Oriente. Não dá para ver nada do carro, não dá para perceber o comportamento em curva-contra-curva, em velocidades de AE, etc...
* Mas o pior de tudo, foi a pessoa da Nissan que me acompanhou. Basicamente, alguém na Nissan acho que era boa ideia colocar uns putos, provavelmente sem formação de jeito, a levar as pessoas nos TDs. Quem foi comigo pouco ou nada sabia dizer sobre o carro, aliás inicialmente até me garantiram que era um de 30Kwh e não de 24Kwh. Bastou-me entrar e ver a autonomia em modo ECO nos 85KM com uns 70% de bateria ainda disponível para perceber que era a versão 24Kwh. Limitou-se a estar ali ao lado (estilo crash test dummy), não me soube responder a várias questões, pouco falou, não soube vender o produto! Mau Nissan, MUITO MAU MESMO!

* Um outro puto (ok este não era tão puto como o do TD...), à conversa comigo e com a minha namorada na tenda gigante e enquanto mostrava o compartimeto do motor do Leaf, apontou para um depósito de líquido, que indicou ser da refrigeração da bateria!


* Por fim, falei numa breve conversa com um comercial que por lá andava (e tive eu que pedir para falar, nunca me sugeriram nem foi ele que veio ter comigo). Pedi-lhe umas simulações para um Leaf 30Kwh, sendo sócio UVE falei-lhe do protocolo e ele estava informado sobre isso. Deixei os meus dados, que ele apontou numa espécie de folha de rascunho que já lá tinha outros rabiscos, e garantiou-me que me iria enviar para o email várias propostas. Ainda estou à espera, mas não sei porquê, não estou muito confiante (talvez por causa da folha de rascunho?

No final, fico com a sensação de que a Nissan NÃO quer vender o Leaf. Desde um TD demasiado curto, a desinformação, a pessoal impreparado, até uma certa vontade de despachar quem por lá aparecia (pelo menos fiquei com essa sensação, e não havia assim tanta gente para os TDs), considero toda a experiência bastante negativa.
Eu já conheço o carro no papel, estava na espectativa de que poderia fazer um TD como deve ser a um de 30Kwh para ficar a conhecer um pouco melhor na prática, e até de ser persuadido a comprar (um bom vendedor até vende frigoríficos a esquimós). Não aconteceu nada disso.

À Nissan, sugiro que se esforce mais para melhorar toda a experiência neste tipo de eventos. No caso do Leaf, é preciso uma atenção especial tendo em conta que é um carro especial e há muita desinformação no público em geral sobre o Leaf (e VEs no geral). É preciso fazer o cliente sentir-se especial, sentir que tem um especialista ao lado e que está a ser bem informado. Por outro lado, a Nissan só ganhava em ter pessoas que além disso, fossem por sua própria iniciativa capazes de enaltecer todas as qualidades do carro e mostrar em que medida um carro como o Leaf as pode ajudar no seu dia-a-dia. Porque no fim, é disso que se trata.