DIY EVSE com o SimpleEVSE
Enviado: 01 abr 2015, 13:55
Estação/Cabo para carregamento de veículos eléctricos com tomada J1772
Características:
Para ligação a uma tomada 230VAC normal (tipo Schuko)
Compatível com Veículos Eléctricos ou Plug-In com tomada J1772 (Nissan Leaf, Renaul Fluence ZE e Kangoo ZE, Toyota Prius Plug-In, Mitsubishi i-Miev e Outlander PHEV, Oper Ampera, etc.)
Carregamento a 6, 10 ou 16A
Protecção diferencial
Inibição remota do carregamento (por exemplo para sistemas fotovoltaicos)
Para o coração da máquina optei pelo SimpleEVSE, vendido pela EV-Power.eu, que ficou em 90€

Este circuito inclui a geração do sinal PWM para o Control Pilot, com possibilidade de escolha da corrente máxima, detecção de EV a pedir carga e controlo do contactor principal.
O cabo com 5m e ficha J1772 já com o circuito de Proximity Pilot incorporado encomendei à evconnectors.com, ficando em 194€.

Para a caixa comprei um quadro eléctrico de exterior (à prova de chuva) de 6 módulos, na mesma compra adquiri também um interruptor diferencial 40A com sensibilidade 30mA e um contactor bipolar de 25A. Gastei mais 77€.
O resto do material necessário estimo que custará cerca de 40€.
O total despendido ficou então em cerca de 400€ o que representa uma poupança de 250€ face à opção de comprar já feito. Além disso este cabo/wallbox permite-me adicionar uma funcionalidade que os de compra não têm, interromper o carregamento por meio de um sinal externo.
Este sinal externo pode vir de um relógio, de um deslastrador, de um comando remoto, de um sistema fotovoltaico, etc.
Eis o esquema (clicar para ver em tamanho grande)

O esquema pode facilmente ser adaptado para 32A, basta substituir o disjuntor, diferencial e contactor por modelos de 40A e o cabo da ficha J1772 ser também para 32A. Não será difícil também adaptar o esquema para carga trifásica e ficha Menekkes.
Se não for necessária a inibição remota o conjunto K3+D2+R9+R10+C1 não é necessário.
O aspecto do interior da montagem (clicar para ver em tamanho grande)

A placa SimpleEVSE encontra-se colada a um borne que está a servir de suporte à mesma.
O relé K2 foi envolvido em manga termo-retráctil e colado à caixa.
O conjunto K3 e restantes componentes da inibição remota foram também envolvidos em manga termo-retráctil.
O aspecto final da montagem

Características:





Para o coração da máquina optei pelo SimpleEVSE, vendido pela EV-Power.eu, que ficou em 90€

Este circuito inclui a geração do sinal PWM para o Control Pilot, com possibilidade de escolha da corrente máxima, detecção de EV a pedir carga e controlo do contactor principal.
O cabo com 5m e ficha J1772 já com o circuito de Proximity Pilot incorporado encomendei à evconnectors.com, ficando em 194€.

Para a caixa comprei um quadro eléctrico de exterior (à prova de chuva) de 6 módulos, na mesma compra adquiri também um interruptor diferencial 40A com sensibilidade 30mA e um contactor bipolar de 25A. Gastei mais 77€.
O resto do material necessário estimo que custará cerca de 40€.
O total despendido ficou então em cerca de 400€ o que representa uma poupança de 250€ face à opção de comprar já feito. Além disso este cabo/wallbox permite-me adicionar uma funcionalidade que os de compra não têm, interromper o carregamento por meio de um sinal externo.
Este sinal externo pode vir de um relógio, de um deslastrador, de um comando remoto, de um sistema fotovoltaico, etc.
Eis o esquema (clicar para ver em tamanho grande)

O esquema pode facilmente ser adaptado para 32A, basta substituir o disjuntor, diferencial e contactor por modelos de 40A e o cabo da ficha J1772 ser também para 32A. Não será difícil também adaptar o esquema para carga trifásica e ficha Menekkes.
Se não for necessária a inibição remota o conjunto K3+D2+R9+R10+C1 não é necessário.
O aspecto do interior da montagem (clicar para ver em tamanho grande)
A placa SimpleEVSE encontra-se colada a um borne que está a servir de suporte à mesma.
O relé K2 foi envolvido em manga termo-retráctil e colado à caixa.
O conjunto K3 e restantes componentes da inibição remota foram também envolvidos em manga termo-retráctil.
O aspecto final da montagem