Sou um grande admirador das novas tecnologias e claro dos veículos eléctricos. Todos falam da autonomia dos VE mas eu julgo que o problema dos VE não á a sua autonomia mas sim o tempo de carga das baterias. Se temos no caso do Leaf , 160 km de autonomia e no Tesla 320 km,se não me engano, isto é já uma distancia considerável , se essas mesmas baterias carregassem num curto espaço de tempo era o ideal. Imaginem uma viagem em que no fim de 150/200km poderiam parar e efectuar um carregamento de alguns “segundos”, e assim continuar a viagem por mais 150/200 km. È claro que para isso teria que haver uma grande evolução nas baterias e nos sistemas de carga. O que já ouvi falar, foi de super-condensadores que carregam em segundos.
Gostaria de saber a vossa opinião
O que acham, o problema está na autonomia ou no tempo de carga?
E se for o tempo de carga. Porque é que as marcas com tanta pesquisa e tendo os carros eléctricos tantos anos, não lançaram no mercado sistemas de carga mais rápida e com melhor autonomia?
Será que essa evolução existe e as marcas estão com medo da retaliação da indústria petrolífera?
Ou será que a industria petrolífera ainda está por detrás dessas marcas e não as deixam lançar no mercado tais produtos?
Vejam o caso da GM , lançou um veiculo eléctrico com motor de combustão para ter mais autonomia. Será a autonomia uma desculpa da GM para continuar a queimar gasolina?
Já agora, quando falo em autonomia não quero dizer autonomias efectuadas por um certo programa da BBC que considero um programa de audiências e não de automóveis, e que ridiculizaram os carros eléctricos.
Quando falo em autonomia falo da vida real. Quero que fique claro que gostaria de ter num veículo eléctrico com uma autonomia de 600 km, e com uma velocidade constante de pelo menos dentro da lei. Mas isso para mim não é o mais importante. È sim o tempo de carga.
Peço desculpa , já estou a falar demais

Abraços