Sim, o desequilíbrio é revelado a SOCs baixos.
Neste tipo de células a única maneira de elas ficarem desequilibradas é através da auto-descarga, cujo ritmo varia de célula para célula fatores como a temperatura e o próprio SOC devem influenciar essa auto-descarga. Em princípio o uso não será um fator importante, mas sim o tempo.

Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
Eu recomendo 70~30%.
Muito bom para a bateria e sempre ficas com 30% para um engarrafamento, voltinha extra, urgência (pé a fundo até hospital...), etc
Muito bom para a bateria e sempre ficas com 30% para um engarrafamento, voltinha extra, urgência (pé a fundo até hospital...), etc
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
Quer dizer que a prática de nao carregar acima dos 80% é consensual no que diz respeito à boa manutencao das baterias!
Como nunca sei os km que vou fazer pois de repente posso ir tomar cafe a leca e sao 55km (1/2 da autonomia) eu deixo sempre pelos 90% mas passado 1h estou a sair de casa para o trabalho .. alias agora o carro carrega da 1h-3h da manha e depois das 6h-8h da manha o restante e normalmente fica nos 90% sendo que as 8h estou a sair por isso ate interrompo a carga para sair.
Parece uma boa estrategia? notei que o pack nao aquece tanto ao carregar em 2 momentos distintos, 2h de cada vez com um intervalo de 3h pelo meio.
Como nunca sei os km que vou fazer pois de repente posso ir tomar cafe a leca e sao 55km (1/2 da autonomia) eu deixo sempre pelos 90% mas passado 1h estou a sair de casa para o trabalho .. alias agora o carro carrega da 1h-3h da manha e depois das 6h-8h da manha o restante e normalmente fica nos 90% sendo que as 8h estou a sair por isso ate interrompo a carga para sair.
Parece uma boa estrategia? notei que o pack nao aquece tanto ao carregar em 2 momentos distintos, 2h de cada vez com um intervalo de 3h pelo meio.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015